Search
  • Uézio Ferreira

FPS - Significado e importância

Updated: May 30

Reunimos aqui algumas informações importantes sobre o famoso e sempre questionado FPS.



Quadros por segundo (FPS) também conhecido como fotogramas por segundo ou ainda frames por segundo (abreviado como qps/fps) (em inglês frames per second, abreviado como fps) é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual qualquer, como uma câmera de vídeo, uma webcam, um projetor cinematográfico ou de vídeo, etc. Significa o número de imagens que tal dispositivo registra, processa ou exibe por segundo.



Quadros por segundo em videojogos


A taxa de quadros por segundo é considerada importante no nicho de videojogos. A taxa de quadros pode fazer a diferença entre um jogo ser jogável ou não. Nos jogos de ação modernos, em que os jogadores devem ver as animações e reagir rapidamente, a taxa de quadros 30 fps é considerado o mínimo aceitável por alguns, e 60 fps para pessoas mais exigentes com performance, ainda que o valor possa variar consideravelmente de jogo para jogo, mesmo no mesmo sistema.



(ilustração da trepidação da taxa de quadros)


Muitos jogos possuem um recurso chamado sincronização vertical (V-sync em inglês), que sincroniza a taxa de quadros gerada em relação à taxa de atualização de imagem suportada pelo monitor, limitando dessa forma que um determinado jogo rode em uma cadência superior a capacidade do monitor de se atualizar e exibir a imagem que lhe é transmitida, evitando descompasso e problemas de exibição dos gráficos, gastos desnecessários de eletricidade da fonte de alimentação, além de possíveis sobreaquecimentos.


Mas hoje em dia a tecnologia V-sync traz o melhor dos dois mundos, novas versões e tecnologias V-sync são ativadas e desativadas automaticamente de acordo com a necessidade, a taxa de fps.




Fatores que afetam a taxa de quadros:


CPU: uma regra geral para isso é a maior taxa de quadros, maior a necessidade de CPU. O codificador do Windows Media acompanhar os dados que estão sendo enviados a ela da placa de captura, é necessária uma CPU rápida. Para manter sincronizados com o fluxo de áudio, o codificador iniciará o descarte de quadros de vídeo para acompanhar a entrada de dados. Quando os quadros são derrubados a estatística FPS atual é menor do que a estatística FPS esperado no painel do monitor. Observe que algumas placas de captura só são capazes de capturar a 15 FPS, enquanto outros são capazes de capturar a 30 QPS o total. Consulte o fabricante da placa para obter detalhes específicos sobre sua placa.


Tipo de conteúdo: conforme mencionado anteriormente, conteúdo de alto movimento requer mais recursos do que o vídeo de animação de baixo. Portanto, é mais importante selecionar corretamente uma CPU para lidar com a tarefa e escolher o perfil correto e a taxa de quadro-chave. Se o processo de codificação não consegue acompanhar o conteúdo, ele começa a descartar quadros. Uma exceção a isso é conteúdo estático. Se o conteúdo for um objeto fixo (por exemplo, uma parede ou um espaço vazio), a taxa de quadros pode ser menor porque o codificador não precisa capturar quaisquer deltas.


Perfil selecionado: cada perfil tem tamanho do quadro e a taxa de quadros determinado. Se você selecionar um perfil que o codificador não puder acompanhar, selecione um perfil de qualidade inferior. Vários perfis de taxa de bits também podem afetar o desempenho do codificador. Se o codificador iniciar o descarte de quadros, talvez seja necessário remover um fluxo do perfil ou ajustar o tamanho do quadro.



Se quiser testar o FPS dos seus jogos favoritos e ver o desempenho do seu computador como esta, o MSI Afterburner é um excelente programa para isso, existem outras várias opções por aí, é só dar aquela pesquisada.


Fontes:

Microsoft

Wikipedia

30 views

©2020 by G SoftWare. Proudly created with Wix.com